quinta-feira, 21 de junho de 2012

A GUITARRA....

O nome guitarra refere-se a uma série de instrumentos de cordas dedilhadas, que possuem geralmente de 6 a 12 cordas tensionadas ao longo do instrumento e possuem um corpo com formato aproximado de um 8 (embora também existam em diversos outros formatos), além de um braço, sobre o qual as cordas passam, permitindo ao executante controlar a altura da nota produzida. Existem versões acústicas, que possuem caixa de ressonância e elétricas, que podem ou não possuir caixa de ressonância (ver: guitarra semiacústica), mas utilizam captadores e amplificadores para aumentar a intensidade sonora do instrumento.
As guitarras, bem como a maior parte dos instrumentos de cordas são construídas pelo luthier. O músico que a executa é chamado guitarrista.
Os músicos e musicólogos, o termo correto para este instrumento seria “guitarra” (em consonância com outras línguas), provavelmente com origem remota na palavra grega "kitara", que em tal língua designava instrumento antigo característico. Mas na língua portuguesa, o uso é completamente diverso.
O termo guitarra refere-se exclusivamente à guitarra elétrica e a palavra "violão" é usada para se referir tanto à guitarra clássica, como à guitarra acústica, esta segunda com cordas de 'nylon' ou mesmo com cordas de aço, como no caso do violão folk ou do violão Ovation. Os dois últimos são utilizados mais comumente por instrumentistas do gênero popular, enquanto os violões de nylon são preferidos pela maioria dos violonistas clássicos e adeptos do choro, do samba, da bossa nova e estilos musicais regionais.
Família das guitarras
O termo “guitarra” também é utilizado para se referir a famílias de instrumentos com algumas similaridedes, embora nem sempre com a mesma acepção. Para alguns autores, a família das guitarras engloba qualquer cordofone com braço e caixa de ressonância cujas cordas são beliscadas. Isso inclui instrumentos tais como:
· O alaúde,
· A balalaica,
· O bandolim,
· O banjo,
· O siamise,
· O sitar,
· O vina, etc.
Estrutura da guitarra
Toda guitarra, elétrica ou acústica, é composta basicamente das mesmas partes. A principal diferença entre elas está no corpo. As figuras abaixo mostram uma guitarra elétrica e uma acústica, com suas partes indicadas. A construção do baixo é semelhante à da guitarra elétrica. Para informações adicionais, consulte os artigos de cada uma das partes. Para as diferenças construtivas, consulte os artigos de cada variedade de guitarra.



1.      Cabeça, mão ou paleta.
2.      Pestana
3.      Cravelhas ou Tarraxas
4.      Trastes
5.      Tirante ou Tensor
6.      Marcação
7.      Braço
8.      Tróculo (Junta do braço)
9.      Corpo
10.  Captadores
12.  Cavalete (ou ponte)
13.  Protetor de tampo (ou escudo)
14.  Fundo
15.  Tampo
16.  Lateral ou faixas
17.  Abertura ou boca
18.  Cordas
19.  Rastilho
20.  Escala

Nenhum comentário: